A Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) é uma técnica de neuromodulação desenvolvida para o tratamento de alguns transtornos mentais e neurológicos.
Uso e eficácia da EMT - Estimulação Magnética Transcraniana
Estudos têm demostrado uma boa resposta ao Transtorno Afetivo Bipolar-Episódio Depressivo, Tinitus (Zumbido), aceleramento da resposta a medicação antidepressiva, Reabilitação Pós-AVC, e distúrbios do movimento como a Doença de Parkinson.
Sobre o EMT - Estimulação Magnética Transcraniana
O equipamento que realiza a EMT é um estimulador que gera ondas magnéticas, no sentido de estimular ou inibir determinadas regiões cerebrais que estão disfuncionais nestes transtornos.
Segurança e tolerabilidade da EMT - Estimulação Magnética Transcraniana
Não é necessário anestesia ou outros preparos como jejum ou dieta para a realização do procedimento.
As sessões duram de 20 a 40 minutos dependendo do transtorno que está sendo tratado, cada um tem seu protocolo e localizações específicas e individualizadas.
A duração do tratamento em média são 30 sessões, mas podem variar de dependendo do quadro do paciente e da resposta clínica.
Efeitos colaterais da EMT - Estimulação Magnética Transcraniana
Os efeitos colaterais são pouco comuns, e tendem a ser bem tolerados por ser uma técnica de neuromodulação pouco invasiva.
Pode ocorrer cefaleia, e/ou dor local, mas que tendem a melhorar com a continuidade do tratamento.
Informações
Em dezembro de 2012 a Câmara Técnica Permanente da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), na Resolução AMB número 13, aprovou o reembolso dos planos de saúde para o tratamento de EMT.